Trabalho 01 - Análise de edifícios de uso misto em Fortaleza (Ana Luíza e Loren)
Análise de Edifícios Mistos em Fortaleza – Ana Luíza Cardoso e Loren Benício
Prédios Selecionados:
- Edifício Concard – Rua Júlio Siqueira, 1100. Joaquim Távora
- Edifício Solar Gerusa Eneida – Rua Deputado João Pontes, 851. Fátima
- Edifício Maria Helena – Avenida Santos Dumont, 923. Aldeota
- Edifício Cel. José Philomeno – Rua Dr. José Vitor, 1100. Fátima
- Edifício Ceará - Avenida Duque de Caxias, 1303. Centro
1- Edifício Concard – Rua Júlio Siqueira, 1100, Joaquim Távora
1.1 Levantamento fotográfico
1.2 Croqui esquemático
1.3 Iluminação
A iluminação interna é, em sua maioria, artificial, pois não conta com aspectos construtivos voltados para a iluminação natural em potencial, apesar de conter um vazio que, provavelmente, está voltado para os halls de entrada dos apartamentos.
1.4 Clima
Sabendo-se que o clima predominante em Fortaleza é quente e úmido e que os ventos predominantes partem do sudeste, as fachadas sul e leste tornam-se beneficiadas.
1.5 Forma e escolha de materiais
O formato do edifício acompanha o mesmo formato do terreno disponível no quarteirão, aproveitando todo o espaço. Possui formato de um trapézio
1.6 Vegetação
Nota-se a carência de vegetação no entorno do edifício, bem como no seu espaço interno (que se resume a estacionamento em pilotis).
2- Edifício Solar Gerusa Eneida – Rua Deputado João Pontes, 851. Fátima
2.1 Levantamento fotográfico
2.2 Iluminação
A iluminação interna é, em grande parte artificial, pois seus aspectos construtivos nos mostram que não foi levado em consideração a iluminação natural; todas as janelas são de vidro sem nenhuma proteção.
2.3 Clima
A sua fachada principal é voltada para o noroeste, onde sofre mais com as irradiações do sol. Não existe uma proteção eficaz nas janelas, só superficial, com o uso de filtro fumê. A ventilação é mais predominante na região sudeste, e como não tem outros edifícios mais próximo desse, a circulação da ventilação não é tão barrada.
2.4 Forma e escolha de materiais
Este edifício localiza-se na esquina do quarteirão, o acesso residencial é em uma rua e o acesso comercial na outra rua. A parte residencial, fica sobreposta ao comercial, assim parecendo a letra 'L' nas laterais do edifício; o estacionamento residencial é no subsolo e do comercial exposto no recuo do terreno.
2.5 Vegetação
Foi observado que a vegetação existe somente na entrada da parte residencial e em pequenos canteiros na parte comercial, porém muito bem cuidados e variedade de plantas, promovendo uma estética agradável ao lugar.
3.1 Levantamento Fotográfico
3.2 Iluminação
Sua iluminação interna é artificial em maior parte, já que existe grandes acessos para a entrada de iluminação natural. A fachada principal fica mais exposta ao sol, mas existe uma barreira de duas árvores de grande porte que sombreiam as varandas e quartos principais das residências, praticamente toda a parte comercial que é pequena.
3.3 Clima
Os ventos predominam mais na região sudeste, onde fica as varandas e quartos principais, na fachada principal, mas a forma do prédio e a escassez de acessos para a ventilação, não ajuda na circulação dos ventos por dentro do edifício.
3.4 Forma e escolha de materiais
Sua forma retangular com estacionamento pilotis, com três andares e janelas todas de vidro sem proteção contra o sol. Aparentemente a área residencial, parece ser pequena; e a comercial só existe um comércio.
3.5 Vegetação
Não se encontra paisagismo nesse edifício na parte de fora e nem nas laterais, a única vegetação que pode ser observada, foram as duas árvores de grande porte, posicionadas na calçada.
4- Edifício Cel. José Philomeno – Rua Dr. José Vitor, 1100. Fátima
4.1 Levantamento Fotográfico
4.2 Iluminação
A iluminação interna é, em grande parte artificial, pois seus aspectos construtivos nos mostram que não foi levado em consideração a iluminação natural; todas as janelas são de vidro sem nenhuma proteção contra o sol apropriada somente superficial como o filtro fumê.
4.3 Clima
A sua fachada principal é voltada para o sul (residencial) e oeste (comercial), mas na parte residencial, as varandas e quartos principais foram virados para região leste, assim colocando-os de frente para a nascente, onde é bem comum esse fluxograma nos prédios residenciais em Fortaleza. Não existe uma proteção eficaz nas janelas, só superficial, com o uso de filtro fumê. A ventilação é mais predominante na região sudeste, privilegiando os quartos principais e varandas e como não tem outros edifícios mais próximo desse, a circulação da ventilação não é tão barrada. Mas o uso de climatização artificial é bastante usado tanto no residencial como no comercial, como no edifício 2.
4.4 Forma e escolha de materiais
Este edifício localiza-se na esquina do quarteirão, o acesso residencial é em uma rua e o acesso comercial na outra rua. A parte residencial, fica sobreposta ao comercial; o estacionamento residencial é no subsolo e do comercial exposto no recuo do terreno.
4.5 Vegetação
Foi observado que a vegetação existe somente na entrada da parte residencial e em pequenos canteiros na parte comercial, porém muito bem cuidados e variedade de plantas, promovendo uma estética agradável ao lugar.
5.1 Levantamento Fotográfico
5.2 Iluminação
Duas fachadas principais voltadas para o norte e para o sul → Não há tanto aproveitamento da iluminação natural direta, além de que o recuo das varandas barra a iluminação direta de certa forma
5.3 Clima
Duas fachadas principais voltadas para o norte e para o sul. A vegetação não contribui pelo fato de sua quase inexistência. Há a presença de alguns ar-condicionados em alguns dos apartamentos, compreendendo assim a necessidade de climatização artificial
5.4 Forma e escolha de materiais
Destaca-se no quarteirão por sua altura e confere formato e materiais mais antigos e tradicionais. Sua planta original aparenta conferir uma varanda aberta e esquadrias de venezianas proteções de ferro (atualmente alguns apartamentos apresentam esses aspectos modificados)
Destaca-se no quarteirão por sua altura e confere formato e materiais mais antigos e tradicionais. Sua planta original aparenta conferir uma varanda aberta e esquadrias de venezianas proteções de ferro (atualmente alguns apartamentos apresentam esses aspectos modificados)
5.5 Vegetação
Quase inexistente nos arredores e inexistente no espaço interno pelo fato de este ser inexistente para vegetação.
Quase inexistente nos arredores e inexistente no espaço interno pelo fato de este ser inexistente para vegetação.
Comentários
Postar um comentário