Normas de Acústica aplicadas a Edifícios Mistos - Ana Luíza e Loren
NBR 10151 
São duas as
situações onde deve ocorrer o isolamento contra o ruído:
- O
ambiente interno deve ser isolado dos ruídos externos e dos ruídos produzidos
no próprio interior (por exemplo teatros, salas de aulas, igrejas, bibliotecas,
etc.). O projeto tem início com dois parâmetros iniciais: o nível de ruído
interno e externo. Para o isolamento de ruídos externos é necessário medir o
ruído externo em relação ao recinto, tomando-se o valor máximo dado pela NBR
10.152.
- O desejo
de que o ruído interno não perturbe os moradores próximos (por exemplo boates,
clubes, salões de festas, etc.). Para isolamento interno do ruído, deve se
determinar o ruído máximo gerado no interior 
determinado para aquela região da cidade, geralmente determinado por
leis municipais ou pela própria NBR 10.151.
Importante: O isolamento deve prevalecer em todas as
superfícies que compõem o ambiente: paredes, laje do teto, laje do piso,
portas, janelas, visores, sistema de ventilação, etc. Nenhum isolamento a sons
externos teria valor se existirem fontes de ruído internas ao ambiente. Por
isso, todos os pontos que geram ruído no interior do ambiente devem ser
isolados e tratados. O caso mais comum ocorre com os sistemas de ventilação e
ar condicionado: os compressores e as hélices usadas nesses sistemas são
grandes geradores de ruído.
•Equipamentos de medição
- Calibrador
acústico
OBS: Calibração e ajuste dos instrumentos
Controle dos sons no interior do ambiente
Nos locais
onde é importante uma comunicação sonora, o projeto acústico deve propiciar uma
distribuição homogênea do som, preservando a inteligibilidade da comunicação e
evitando problemas acústicos comuns, como ecos, ressonâncias, reverberação
excessiva, etc.
→ Para que se tenha o controle absoluto do som no interior do ambiente,
este deve conter as seguintes características:
- Distribuição homogênea do som: O som deve chegar a todos os pontos
do ambiente com o mesmo nível sonoro. Por exemplo, para uma igreja ou um
teatro, as pessoas posicionadas próximas a fonte sonora, bem como as pessoas no
fundo devem escutar com níveis próximos. Quando o ambiente é muito grande, ou a
acústica é deficiente, deve-se recorrer à amplificação do som.
- Boa relação sinal/ruído: Ou seja, o som gerado no interior
do ambiente deve permanecer com níveis acima do ruído de fundo. Daí a
importância do isolamento do ambiente ao ruído externo.
- Reverberação adequada: Quando uma onda sonora se propaga
no ar, ao encontrar uma barreira (uma parede dura, por exemplo), ela se
reflete, como a luz em um espelho, gerando uma onda sonora refletida. Num
ambiente fechado ocorrem muitas reflexões do som, fazendo com que os ouvintes
escutem o som direto da fonte e os vários sons refletidos. Isso causa um
prolongamento no tempo de duração do som, dificultando a inteligibilidade da
linguagem. Existem algumas soluções para se diminuir a reverberação como
melhorar o projeto arquitetônico que evite as reflexões do som, revestir as
superfícies com material absorvente acústico e usar o público - o corpo humano
é um ótimo absorvente acústico - como elemento acústico.
- Campo acústico uniforme: O som em um ambiente deve ter
apenas um sentido de propagação. Assim, os ouvintes devem sentir a sensação do
som vindo da fonte sonora. Paredes laterais com muita reflexão, ou caixas
acústicas nessas paredes, causam estranheza às pessoas que observam a fonte
sonora à frente e ouvem o som das laterais. Isso é comum ocorrer em igrejas. O
campo sonoro se torna caótico na existência de ondas sonoras contrárias à
propagação normal do som (do fundo para a frente), normalmente causadas por
caixas acústicas colocadas no fundo do ambiente ou por uma superfície com muita
reflexão: a inteligibilidade se torna nula.
• Procedimentos de medição
→ Condições gerais
- Medir o
ruído emitido por uma fonte externamente aos limites da propriedade
- Na
ocorrência de reclamações, as medições devem ser efetuadas nas condições e
locais indicados pelo reclamante
OBS: Não
devem ser efetuadas medições na existência de interferências audíveis advindas
de fenômenos da natureza (por exemplo: trovões, chuvas fortes etc.).
• Medições
no exterior de edificações
- Deve-se
prevenir o efeito de ventos sobre o microfone com o uso de protetor, conforme
instruções do fabricante.
- No
exterior das edificações que contêm a fonte, as medições devem ser efetuadas em
pontos afastados aproximadamente 1,2 m do piso e pelo menos 2 m do limite da
propriedade e de quaisquer outras superfícies refletoras, como muros, paredes
etc. Na impossibilidade de atender alguma destas recomendações, a descrição da
situação medida deve constar no relatório.
- No
exterior da habitação do reclamante, as medições devem ser efetuadas em pontos
afastados aproximadamente 1,2 m do piso e pelo menos 2 m de quaisquer outras
superfícies refletoras, como muros, paredes etc.
• Medições
no interior de edificações
- Efetuadas
a uma distância de no mínimo 1 m de quaisquer superfícies, como paredes, teto,
pisos e móveis.
- As
medições devem ser efetuadas nas condições de utilização normal do ambiente, isto
é, com as janelas abertas ou fechadas de acordo com a indicação do reclamante.
• Avaliação do ruído
→ Determinação do nível de critério de
avaliação - NCA
- O nível
de critério de avaliação NCA para ambientes externos está indicado na tabela 1.
- Os
limites de horário para o período diurno e noturno da tabela 1 podem ser definidos
pelas autoridades de acordo com os hábitos da população. Porém, o período
noturno não deve começar depois das 22 h e não deve terminar antes das 7 h do
dia seguinte. Se o dia seguinte for domingo ou feriado o término do período
noturno não deve ser antes das 9 h.
- O nível
de critério de avaliação NCA para ambientes internos é o nível indicado na
tabela 1 com a correção de - 10 dB(A) para janela aberta e - 15 dB(A) para
janela fechada.
NBR 12179
- Esta norma fixa os critérios fundamentais para execução de
tratamentos acústicos em recintos fechados.
 A privacidade sonora lida com a questão da transmissão sonora
entre ambientes, considerando vários caminhos de transmissão através da
edificação. O controle de ruído procura abordar a redução ou supressão da
transmissão do ruído entre fonte e receptor.
Tempo de reverberação: Para que um som deixe
de ser ouvido, após a extinção da fonte sonora, e expresso em segundos. Tempo
de reverberação é considerado ótimo para um determinado recinto e determinada
atividade, e expresso em segundos.
Decibel (dB): Unidade de intensidade física relativa
do som. O número de decibels de um som é expresso pela fórmula: i = 10 log10
I/I0 
Onde:  i = intensidade física relativa, expressa em decibels
            I =
intensidade física absoluta do mesmo som
            I0
= intensidade do correspondente ao limiar de percepção
            I0
= 10-16  W/cm2 para
1000 HZ.
·      Como existe na propagação das ondas sonoras uma
relação entre a intensidade do som e sua pressão sonora, o nível de intensidade
pode, consequentemente, ser deduzido através de uma medida de nível de pressão
acústica (sonora). Para os casos que na prática não permitem a citada relação,
não se pode consequentemente referir a uma medida de nível de pressão acústica
como representativa de intensidade sonora.
Condições gerais
Tratamento acústico: Processo pelo qual se
procura dar a um recinto, pela finalidade a que se destina, condições que
permitam boa audição às pessoas nele presentes. Destinado ao conforto humano,
implica o conhecimento de valores das condições locais, em função do conjunto
de condições do recinto.
a)      Nível de som
exterior, em decibels;
b)      Nível de som
do recinto, em decibels (em função do gênero de atividade deste recinto);
c)      Planta de
situação do imóvel onde se acha o recinto a ser tratado;
d)      Plantas e
cortes longitudinal e transversal do recinto;
e)      Especificações
dos materiais empregados no recinto: de construção (Ex.: pisos, paredes, etc.)
e de       utilização (mesas, poltronas, cortinas, etc.).
- Este tratamento compreende o isolamento acústico e o condicionamento
acústico
Isolamento acústico: Processo pelo qual se
procura evitar a penetração ou a saída, de ruídos ou sons, em um determinado
recinto. O isolamento acústico compreende a proteção contra ruídos ou sons
aéreos e ruídos ou sons de impacto. Através do uso adequado de materiais
capazes de permitir a necessária impermeabilidade acústica, previamente fixada.
Condicionamento acústico: Processo pelo qual se
procura garantir em um recinto o tempo ótimo de reverberação e, se for o caso,
também a boa distribuição do som. Pelo estudo geométrico-acústico do recinto e
cálculo do tempo de reverberação.
- Estabelecido o nível de som do recinto deve ser feito o estudo
geométrico-acústico e determinado o tempo de reverberação.
Estudo geométrico-acústico: Para auditórios,
teatros, cinemas, etc., devem ser examinadas as plantas e cortes do recinto, e,
levando-se em conta os materiais a serem empregados, é feito o estudo
geométrico-acústico, considerando-se uma ou mais fontes sonoras, previamente
localizadas. Tal estudo visa conhecer a distribuição dos sons diretos ou
refletidos, de modo a serem conseguidas em todo o recinto as melhores condições
de audibilidade. Em seguida é realizado o cálculo do tempo de reverberação,
feito por fórmulas.
- Comprovado que o isolamento e o condicionamento acústico tenham
sido calculados, como mostra na Tabela 1 parte dos resultados, com tolerância de 10%, deve o tratamento acústico ser
considerado satisfatório e aceito.
- Resultados do valor do isolamento acústico de diversos materiais.










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