Normas de Acústica aplicadas a Edifícios Mistos - Ana Luíza e Loren


NBR 10151

São duas as situações onde deve ocorrer o isolamento contra o ruído:
- O ambiente interno deve ser isolado dos ruídos externos e dos ruídos produzidos no próprio interior (por exemplo teatros, salas de aulas, igrejas, bibliotecas, etc.). O projeto tem início com dois parâmetros iniciais: o nível de ruído interno e externo. Para o isolamento de ruídos externos é necessário medir o ruído externo em relação ao recinto, tomando-se o valor máximo dado pela NBR 10.152.

- O desejo de que o ruído interno não perturbe os moradores próximos (por exemplo boates, clubes, salões de festas, etc.). Para isolamento interno do ruído, deve se determinar o ruído máximo gerado no interior  determinado para aquela região da cidade, geralmente determinado por leis municipais ou pela própria NBR 10.151.

Importante: O isolamento deve prevalecer em todas as superfícies que compõem o ambiente: paredes, laje do teto, laje do piso, portas, janelas, visores, sistema de ventilação, etc. Nenhum isolamento a sons externos teria valor se existirem fontes de ruído internas ao ambiente. Por isso, todos os pontos que geram ruído no interior do ambiente devem ser isolados e tratados. O caso mais comum ocorre com os sistemas de ventilação e ar condicionado: os compressores e as hélices usadas nesses sistemas são grandes geradores de ruído.

Equipamentos de medição

- Calibrador acústico


OBS: Calibração e ajuste dos instrumentos



Controle dos sons no interior do ambiente

Nos locais onde é importante uma comunicação sonora, o projeto acústico deve propiciar uma distribuição homogênea do som, preservando a inteligibilidade da comunicação e evitando problemas acústicos comuns, como ecos, ressonâncias, reverberação excessiva, etc.

Para que se tenha o controle absoluto do som no interior do ambiente, este deve conter as seguintes características:

- Distribuição homogênea do som: O som deve chegar a todos os pontos do ambiente com o mesmo nível sonoro. Por exemplo, para uma igreja ou um teatro, as pessoas posicionadas próximas a fonte sonora, bem como as pessoas no fundo devem escutar com níveis próximos. Quando o ambiente é muito grande, ou a acústica é deficiente, deve-se recorrer à amplificação do som.


- Boa relação sinal/ruído: Ou seja, o som gerado no interior do ambiente deve permanecer com níveis acima do ruído de fundo. Daí a importância do isolamento do ambiente ao ruído externo.

- Reverberação adequada: Quando uma onda sonora se propaga no ar, ao encontrar uma barreira (uma parede dura, por exemplo), ela se reflete, como a luz em um espelho, gerando uma onda sonora refletida. Num ambiente fechado ocorrem muitas reflexões do som, fazendo com que os ouvintes escutem o som direto da fonte e os vários sons refletidos. Isso causa um prolongamento no tempo de duração do som, dificultando a inteligibilidade da linguagem. Existem algumas soluções para se diminuir a reverberação como melhorar o projeto arquitetônico que evite as reflexões do som, revestir as superfícies com material absorvente acústico e usar o público - o corpo humano é um ótimo absorvente acústico - como elemento acústico.


- Campo acústico uniforme: O som em um ambiente deve ter apenas um sentido de propagação. Assim, os ouvintes devem sentir a sensação do som vindo da fonte sonora. Paredes laterais com muita reflexão, ou caixas acústicas nessas paredes, causam estranheza às pessoas que observam a fonte sonora à frente e ouvem o som das laterais. Isso é comum ocorrer em igrejas. O campo sonoro se torna caótico na existência de ondas sonoras contrárias à propagação normal do som (do fundo para a frente), normalmente causadas por caixas acústicas colocadas no fundo do ambiente ou por uma superfície com muita reflexão: a inteligibilidade se torna nula.

• Procedimentos de medição

→ Condições gerais

- Medir o ruído emitido por uma fonte externamente aos limites da propriedade


- Na ocorrência de reclamações, as medições devem ser efetuadas nas condições e locais indicados pelo reclamante

OBS: Não devem ser efetuadas medições na existência de interferências audíveis advindas de fenômenos da natureza (por exemplo: trovões, chuvas fortes etc.).

• Medições no exterior de edificações

- Deve-se prevenir o efeito de ventos sobre o microfone com o uso de protetor, conforme instruções do fabricante.

- No exterior das edificações que contêm a fonte, as medições devem ser efetuadas em pontos afastados aproximadamente 1,2 m do piso e pelo menos 2 m do limite da propriedade e de quaisquer outras superfícies refletoras, como muros, paredes etc. Na impossibilidade de atender alguma destas recomendações, a descrição da situação medida deve constar no relatório.

- No exterior da habitação do reclamante, as medições devem ser efetuadas em pontos afastados aproximadamente 1,2 m do piso e pelo menos 2 m de quaisquer outras superfícies refletoras, como muros, paredes etc.

• Medições no interior de edificações

- Efetuadas a uma distância de no mínimo 1 m de quaisquer superfícies, como paredes, teto, pisos e móveis.

- As medições devem ser efetuadas nas condições de utilização normal do ambiente, isto é, com as janelas abertas ou fechadas de acordo com a indicação do reclamante.

• Avaliação do ruído

→ Determinação do nível de critério de avaliação - NCA

- O nível de critério de avaliação NCA para ambientes externos está indicado na tabela 1.


- Os limites de horário para o período diurno e noturno da tabela 1 podem ser definidos pelas autoridades de acordo com os hábitos da população. Porém, o período noturno não deve começar depois das 22 h e não deve terminar antes das 7 h do dia seguinte. Se o dia seguinte for domingo ou feriado o término do período noturno não deve ser antes das 9 h.
- O nível de critério de avaliação NCA para ambientes internos é o nível indicado na tabela 1 com a correção de - 10 dB(A) para janela aberta e - 15 dB(A) para janela fechada.


NBR 12179

- Esta norma fixa os critérios fundamentais para execução de tratamentos acústicos em recintos fechados.
 A privacidade sonora lida com a questão da transmissão sonora entre ambientes, considerando vários caminhos de transmissão através da edificação. O controle de ruído procura abordar a redução ou supressão da transmissão do ruído entre fonte e receptor.

Tempo de reverberação: Para que um som deixe de ser ouvido, após a extinção da fonte sonora, e expresso em segundos. Tempo de reverberação é considerado ótimo para um determinado recinto e determinada atividade, e expresso em segundos.

Decibel (dB): Unidade de intensidade física relativa do som. O número de decibels de um som é expresso pela fórmula: i = 10 log10 I/I0
Onde:  i = intensidade física relativa, expressa em decibels
            I = intensidade física absoluta do mesmo som
            I0 = intensidade do correspondente ao limiar de percepção
            I0 = 10-16  W/cm2 para 1000 HZ.
·      Como existe na propagação das ondas sonoras uma relação entre a intensidade do som e sua pressão sonora, o nível de intensidade pode, consequentemente, ser deduzido através de uma medida de nível de pressão acústica (sonora). Para os casos que na prática não permitem a citada relação, não se pode consequentemente referir a uma medida de nível de pressão acústica como representativa de intensidade sonora.
   
Condições gerais

Tratamento acústico: Processo pelo qual se procura dar a um recinto, pela finalidade a que se destina, condições que permitam boa audição às pessoas nele presentes. Destinado ao conforto humano, implica o conhecimento de valores das condições locais, em função do conjunto de condições do recinto.
a)      Nível de som exterior, em decibels;
b)      Nível de som do recinto, em decibels (em função do gênero de atividade deste recinto);
c)      Planta de situação do imóvel onde se acha o recinto a ser tratado;
d)      Plantas e cortes longitudinal e transversal do recinto;
e)      Especificações dos materiais empregados no recinto: de construção (Ex.: pisos, paredes, etc.) e de       utilização (mesas, poltronas, cortinas, etc.).

- Este tratamento compreende o isolamento acústico e o condicionamento acústico

Isolamento acústico: Processo pelo qual se procura evitar a penetração ou a saída, de ruídos ou sons, em um determinado recinto. O isolamento acústico compreende a proteção contra ruídos ou sons aéreos e ruídos ou sons de impacto. Através do uso adequado de materiais capazes de permitir a necessária impermeabilidade acústica, previamente fixada.


    
Condicionamento acústico: Processo pelo qual se procura garantir em um recinto o tempo ótimo de reverberação e, se for o caso, também a boa distribuição do som. Pelo estudo geométrico-acústico do recinto e cálculo do tempo de reverberação.

- Estabelecido o nível de som do recinto deve ser feito o estudo geométrico-acústico e determinado o tempo de reverberação.

Estudo geométrico-acústico: Para auditórios, teatros, cinemas, etc., devem ser examinadas as plantas e cortes do recinto, e, levando-se em conta os materiais a serem empregados, é feito o estudo geométrico-acústico, considerando-se uma ou mais fontes sonoras, previamente localizadas. Tal estudo visa conhecer a distribuição dos sons diretos ou refletidos, de modo a serem conseguidas em todo o recinto as melhores condições de audibilidade. Em seguida é realizado o cálculo do tempo de reverberação, feito por fórmulas.
- Comprovado que o isolamento e o condicionamento acústico tenham sido calculados, como mostra na Tabela 1 parte dos resultados, com tolerância de 10%, deve o tratamento acústico ser considerado satisfatório e aceito.


- Resultados do valor do isolamento acústico de diversos materiais.








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