Análise de edifícios de uso misto em Fortaleza.

por Mabel Sátiro, Mateus Girão e Martin Salles.
Trapiche Condominium


 @Acervo Pessoal

  • Percepção Volumétrica dos Ambientes: Na visita ao prédio Trapiche, podemos perceber que havia uma relação harmônica da edificação com o meio ambiente, pois tinha muito verde no local, além de uma ventilação muito vantajosa vinda do mar. Com isso, pode-se dizer que o edifício não causa um contraste muito grande ao local, justamente por aderir à esse uso da vegetação. Além disso, o tamanho do prédio não ultrapassa ao tamanho dos outros da região.

 @Acervo Pessoal

  • Análise sobre o dimensionamento dos ambientes e perceber se tais dimensionamentos são suficientes para os usos propostos e se são suficientes para o movimento dos corpos dos usuários: As circulações que vimos no exterior do edifício eram extremamente satisfatórias, aproveitando a iluminação natural, ventilação vinda das águas do mar, além de fácil acesso as principais entradas. Além disso, as áreas para comércio eram bastante extensas e organizadas, tornando o ambiente bastante propício para as atividades comerciais do local.
  • Análise se o dimensionamento do ambiente é condizente com os usos propostos e se valoriza tais usos e vocações dos ambientes: Os ambientes externos que tivemos acesso no Trapiche eram todos extensos e organizados, mantendo sempre um bom espaço para circulação dos moradores e dos clientes do local. As duas principais escadas da fachada são de fácil acesso e bastante atrativas esteticamente.

@Acervo Pessoal

  • Analisar se a iluminação dos ambientes valoriza os usos propostos e se é natural ou artificial e como acontece: A iluminação das áreas comerciais do Trapiche é muito vantajosa, pois a arquitetura do local propicia aberturas estratégicas para que haja uma completa iluminação natural nesses ambientes. Além disso, sua fachada é voltada para o mar, sem que nada atrapalhe a iluminação em frente ao edifício.
  • Analisar se o ambiente climático valoriza os usos propostos e se é natural ou artificial e como acontece: Devido ao prédio estar em frente ao mar, a iluminação e a ventilação que chega ao edifício é completamente natural. As fachadas têm varandas e janelas que propiciam a entrada da iluminação e da ventilação natural.  
@Acervo Pessoal

  • Analisar se a forma e escolha de materiais, cores, texturas e vegetação estão condizentes com lugar e o conceito que o edifício pretende oferecer para os usuários: O edifício tem um formato meio ondulado, fator que propicia uma harmonia a mais do ambiente com a edificação, pois ele se encontra em uma avenida de praia e sua fachada é completamente voltada para o mar. Nas fachadas e espaços para convivência do local possuem vários jarros e plantas que harmonizam o prédio com o lugar. Além disso, as cores lembram as águas do mar.


Pátio Dom Luís

@Acervo Pessoal

  • Percepção Volumétrica dos Ambientes: A parte comercial do edifício está localizada nos primeiros dois andares, o que possibilita uma maior largura para este setor, possibilitando uma sensação de tamanho mais parecida a de outros shoppings e dando maior possibilidades na disposição de lojas e serviços, sem comprometer o espaço das 3 torres existentes.
  • Análise sobre o dimensionamento dos ambientes e perceber se tais dimensionamentos são suficientes para os usos propostos e se são suficientes para o movimento dos corpos dos usuários: Observando o acesso do edifício ser por todo seu entorno ( 4 ruas) os ambientes de refeição e compra serem bem divididos e a torres residencial estar isolada, a mais perceptível insuficiência da construção é o acesso pela torre residencial, a qual, seguindo o sentido do trânsito, é a mais afastada da avenida principal.
@Acervo Pessoal
  • Análise se o dimensionamento do ambiente é condizente com os usos propostos e se valoriza tais usos e vocações dos ambientes: Além do setor comercial, o edifício dispõe de 3 torres: Residencial, Corporativa e empresarial.Vale ressaltar que a primeira é a única que possui acesso não vinculado ao shopping, o que quer dizer que o acesso das outras duas é o mesmo que o da parte comercial, e que este setor comercial possui entrada em 3 ruas.Contudo houve uma falha ao se projetar os tipos de lojas e atividades comerciais existentes no Shopping pois boa parte se encontra vazia ou inexistente pela falta de consumidores (Cinema, fast-fod,etc.).
  • Analisar se a iluminação dos ambientes valoriza os usos propostos e se é natural ou artificial e como acontece: O ambiente foi projetado para que, durante a manhã, a luz do Sol entre pelo espaço aberto da parte comercial,já que nenhuma das três torres está vedando a luz, oferecendo mais iluminação para os transeuntes, além da artificial, o que atribui um valor maior para o espaço.
@Acervo Pessoal
  • Analisar se o ambiente climático valoriza os usos propostos e se é natural ou artificial e como acontece: O edifício foi projetado de tal forma que a torre residencial fosse a maior beneficiada pela questão dos ventos, uma vez que está localizada a sudeste das outras torres, enquanto isso as outras torres dispões de mais recurso artificiais para o seu público, uma vez que não foge dos padrões de outros edifícios (comerciais, residenciais e corporativos).
  • Analisar se a forma e escolha de materiais, cores, texturas e vegetação estão condizentes com lugar e o conceito que o edifício pretende oferecer para os usuários: O defeito percebido no edifício está justamente nos materiais usados na fachada, que por ser excessivamente feita de vidro, atrapalha a avenida visualmente ( reflexos da luz) e termicamente.

@Acervo Pessoal
@Acervo Pessoal

Alto do Parque
  • Percepção Volumétrica dos Ambientes: Por se tratarem de lojas de pequeno porte, a parte comercial do edifício é bem pequena se comparada a residencial, o que se torna justificável pelo fato dessas lojas não receberem um fluxo grande de pessoas. Além disso a parte residencial aproveita muito bem os espaços livres pelo fato de que há um enorme pátio em cima das lojas.
  • Análise sobre o dimensionamento dos ambientes e perceber se tais dimensionamentos são suficientes para os usos propostos e se são suficientes para o movimento dos corpos dos usuários: Como dito anteriormente, a divisão entre os espaços é tão bem dividida que o uso e paisagismo de um espaço é completamente diferente do outro, sem interferir sob nenhum aspecto as atividades de ambos, como é o exemplo da distinção entre a área de lazer do pátio e o espaço comercial da lanchonete abaixo.
@Acervo Pessoal
  • Análise se o dimensionamento do ambiente é condizente com os usos propostos e se valoriza tais usos e vocações dos ambientes: Há uma perceptível separação entre as lojas e o edifício residencial, uma vez que cada uma é acessada por uma rua diferente, além disso,o fato de todas as lojas estarem juntas em uma fileira facilita o fluxo de consumidores, o que se torna ótimo para o comércio.
  • Analisar se a iluminação dos ambientes valoriza os usos propostos e se é natural ou artificial e como acontece: A maior parte dos espaços livres do edifício está voltada para o nascente, o que torna possível dispensar o usar de iluminação artificial nesses espaços por boa parte do dia.
@Acervo Pessoal
  • Analisar se o ambiente climático valoriza os usos propostos e se é natural ou artificial e como acontece: O jogo entre áreas climatizadas naturalmente e artificialmente está justamente relacionado às áreas abertas e fechadas da construção.         
@Acervo Pessoal
  • Analisar se a forma e escolha de materiais, cores, texturas e vegetação estão condizentes com lugar e o conceito que o edifício pretende oferecer para os usuários: O uso da vegetação foi muito bem escolhido para amenizar o calor que os materiais construtivos absorvem, a ventilação consegue atingir boa parte do lugar pela quantidade de espaços livres e as luzes artificiais conseguem ser muito bem utilizadas sem desperdícios por conta da proximidade de espaços.


Condomínio Inácio Barcelos
@Acervo Pessoal

  • Percepção Volumétrica dos Ambientes: A fachada do bloco principal está totalmente ligada a fachada dos estabelecimentos comerciais. O condomínio possui 3 blocos bem antigos e somente um deles está ligado à àrea comercial. Devido a utilização de 3 blocos, o condomínio possui espaço para 75 apartamentos divididos entre os 3 blocos, dois de 4 e um de 5 pavimentos.
  • Análise sobre o dimensionamento dos ambientes e perceber se tais dimensionamentos são suficientes para os usos propostos e se são suficientes para o movimento dos corpos dos usuários: Devido ao prédio ser bastante antigo, a estrutura arquitetônica do local deixa muito a desejar. O acesso principal ao prédio ficou bastante restringido a apenas uma pequena entrada na lateral, bastante escondida.
@Acervo Pessoal
  • Análise se o dimensionamento do ambiente é condizente com os usos propostos e se valoriza tais usos e vocações dos ambientes: A calçada da fachada foi completamente destinada ao uso comercial, pois há muitas mesas e locais para estacionamento que ocupam toda a calçada, dificultando a passagem de pedestres que circulam no local.
  • Analisar se a iluminação dos ambientes valoriza os usos propostos e se é natural ou artificial e como acontece: Na parte residencial a iluminação é bastante precária, pois a iluminação natural não foi devidamente aproveitada, deixando os corredores de circulação dos blocos bastante escuros. Além disso a fachada principal não tem nenhum tipo de proteção contra a radiação solar.
@Acervo Pessoal
  • Analisar se o ambiente climático valoriza os usos propostos e se é natural ou artificial e como acontece: O local não tem uma estrutura arquitetônica adequada para que haja a devida proteção solar das fachadas e aproveitamento da iluminação natural dentro dos blocos. Devido a isso, a iluminação utilizada no interior dos blocos é inteiramente artificial.
  • Analisar se a forma e escolha de materiais, cores, texturas e vegetação estão condizentes com lugar e o conceito que o edifício pretende oferecer para os usuários: O edifício não possui nenhum tipo de vegetação interna, porém nas calçadas comerciais foram postos alguns jarros e arranjos de plantas, deixando o local mais agradável para os clientes.Além disso, a fachada principal do bloco não tem nenhum tipo de ligação estética com a fachada das áreas comerciais.


Hong Kong Restaurante

@Acervo Pessoal
  • Percepção Volumétrica dos Ambientes: Volumetricamente o edifício lembra um cubo, tem um formato de caixa, linhas totalmente retas e é visivelmente definida a mudança de um pavimento para outro.
  • Análise sobre o dimensionamento dos ambientes e perceber se tais dimensionamentos são suficientes para os usos propostos e se são suficientes para o movimento dos corpos dos usuários: No térreo, onde funciona o restaurante, o ambiente é bem amplo; é feito quase como um galpão, só tendo uma parede para separar o ambiente onde funciona o restaurante da cozinha e dos banheiros. Já na parte residencial não conseguimos acesso, porém ao conversar com uma moradora, a mesma disse que não tem do que reclamar, apenas do prédio ser antigo e não muito conservado.
  • Análise se o dimensionamento do ambiente é condizente com os usos propostos e se valoriza tais usos e vocações dos ambientes: O ambiente do restaurante é bastante adequado para tal uso, é amplo e comporta várias mesas e cadeiras ainda possibilitando uma boa circulação entre elas.
@Acervo Pessoal
  • Analisar se a iluminação dos ambientes valoriza os usos propostos e se é natural ou artificial e como acontece: No restaurante optou-se por usar portas de vidro fumê, assim, a luz solar ainda é presente no ambiente porém não é totalmente suficiente e por isso usam luzes artificiais. Com esse complemento, o ambiente fica bem iluminado para uso.
  • Analisar se o ambiente climático valoriza os usos propostos e se é natural ou artificial e como acontece: Apesar de ser uma região com ventilação natural muito forte, também é bastante ensolarada. Talvez devido à este segundo fator, a estratégia usada no ambiente foi deixar todo fechado e utilizar um ar-condicionado para tornar o clima do ambiente agradável. Na parte superior, que é a residencial, só pudemos analisar a parte externa, e pelo que parece é que existem janelas dispostas de maneira que possa ocorrer uma ventilação cruzada, aproveitando o potencial da região sem utilizar aparelhos; porém, no horário observado, estavam todas fechadas, o que pode ou não indicar que utilizam a mesma estratégia do restaurante.
  • Analisar se a forma e escolha de materiais, cores, texturas e vegetação estão condizentes com lugar e o conceito que o edifício pretende oferecer para os usuários: Em meio a tantos prédios muito altos, o que estudamos não tem muito destaque. É notavelmente antigo e não é muito conservado, e não apresenta vegetação.
@Acervo Pessoal



Comentários

Postagens mais visitadas